Arquivo

"RFLX (Reflexo)" transforma a rotina do trabalho em dança

Os quatro episódios da websérie com coreografias já estão disponíveis nas plataformas digitais do projeto

31 de Outubro de 2025

Equipe do projeto

Equipe do projeto "RFLX (Reflexo)"

Foto Hannah Carvalho/Divulgação

RFLX (Reflexo) é uma websérie de videodança que nasce do cruzamento entre a arte e o cotidiano, entre a urgência e a delicadeza, entre o gesto e a cidade. A obra já está disponível nas redes sociais do projeto (Instagram e YouTube) com quatro episódios que transitam entre o real e o imaginário.

Idealizada pelo roteirista, diretor e produtor musical Mateus Guedes, em parceria com a atriz, dançarina, performer, dramaturga e coreógrafa Silvia Góes, a série celebra os corpos plurais e potentes de artistas em atuação no Recife, uma cidade que, aqui, pulsa como personagem, pano de fundo e espelho.

Cada episódio apresenta uma narrativa própria, onde a dança e o cinema se entrelaçam para contar as histórias de personagens inspirados em trabalhadoras e trabalhadores reais. As interpretações e coreografias são assinadas por Silvia Góes, Aurora Jamelo, Rafael FX e Isabela Severi, que criam e protagonizam suas próprias performances.

A trilha sonora original de cada episódio, composta por Mateus Guedes e produzida pela Deriva, embala e expande os movimentos, criando uma paisagem sonora que atravessa as ruas do Recife e o interior dos personagens. As locações reais da cidade, como ruínas, mercados, pontes e calçadas, tornam-se cenário e matéria viva da narrativa.

A proposta estética de RFLX é também uma extensão da experiência bem-sucedida do curta-metragem OPARÁ (2022), primeira colaboração entre Mateus Guedes e Silvia Góes, que conquistou premiações em festivais internacionais de videodança em países como Rússia, México, Bulgária, Canadá e França. Agora, com incentivo do SIC (Sistema de Incentivo à Cultura) do Recife, a dupla retorna com uma obra que propõe um novo capítulo no diálogo entre cinema e dança, arte e território, corpo e política.

Além dos episódios disponíveis online, uma versão estendida do projeto será lançada em breve como curta-metragem, reunindo os quatro capítulos em um único filme, com o objetivo de circular em festivais nacionais e internacionais voltados para a linguagem da videodança.

SERVIÇO
Websérie de videodança (quatro episódios e uma versão estendida em curta-metragem)
Onde assistir: Instagram e YouTube do projeto @rflx.rflx / @rflxrflx
Acessibilidade: audiodescrição 

veja também

Pesquisa: Teatro para a infância

“Não tive tempo de ser cinéfilo”

“Mesmo um filme que não fale diretamente de política, é político”