Os relançamentos de nomes consagrados são sempre excelentes oportunidades de trazer um autor para o centro das discussões e apresentá-lo às gerações de leitores mais jovens. Já para aqueles que são familiarizados com os livros de Murilo Mendes, os textos complementares podem ser a principal novidade dessa coleção. A Antologia poética contém posfácios dos organizadores, fotografias em preto e branco do escritor e o texto A poesia e nosso tempo, assinado pelo próprio poeta. No entanto, essa mesma publicação foi lançada em versão especial, com capa dura e acrescida de um caderno de imagens pessoais e de sua coleção de arte particular, além de um CD em que o escritor lê oito textos.
O livro Poemas traz um posfácio de Silviano Santiago intitulado Poesia fusão: catolicismo primitivo/mentalidade moderna e duas cartas inéditas enviadas a Mario de Andrade, datadas de 1930 e 1931. Em A idade do serrote, consta uma crônica sobre o livro assinada por Carlos Drummond de Andrade, que foi publicada em 1968, no Correio da Manhã, seguida pela carta de resposta à apreciação. Ainda nessa edição, é possível conferir o posfácio O universo cortado em fatias, da professora de Teoria Literária da Universidade de São Paulo, Cleusa Rios Passos.
Encerrando os materiais complementares, temos, em Convergência, um texto inédito em português, escrito pelo crítico italiano Ruggero Jaccobbi, que foi o responsável pelas traduções de Murilo Mendes na Itália.
GIANNI DE PAULA MELO, jornalista.