Arquivo

Recife celebra tradicional Queima da Lapinha

Programação reunirá 15 pastoris e 3 bandinhas natalinas, além do Bloco da Saudade e do grupo Inclusão Cia de Dança, com cortejo que conduzirá a Lapinha ao Pátio de São Pedro e concentração na Rua Nova, a partir das 16h

30 de Dezembro de 2025

Foto Marcos Pastich/Divulgação

O Recife confirma uma de suas mais antigas tradições culturais na próxima terça-feira (6), Dia de Reis. Importante celebração da cultura popular nordestina, a Queima da Lapinha acontece no Pátio de São Pedro, encerrando simbolicamente o ciclo natalino e abrindo alas para os preparativos e festejos de Momo na cidade de tantos ritmos e ritos.

A concentração será a partir das 16h, na Rua Nova, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares. De lá, o cortejo azul e encarnado seguirá pela Dantas Barreto, passando em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo até o Pátio de São Pedro, onde a Lapinha será queimada. O evento vai reunir 15 pastoris, além de 3 orquestras. O homenageado de 2026 será o Pastoril menino Jesus da Vovó Bibia, fundado em 1986, pela artista popular Severina Araújo Brito, a vovó Bibia. Coordenado por Aparecida Brito, a agremiação é composta por 18 integrantes. 

Participarão do cortejo, além do homenageado, os pastoris Sereias Teimosas, Sonho de uma Adolescente, Angel de Brasília Teimosa, Brincantear, Estrela Brilhante, Estrela do Mar, Giselly Andrade, Jardim da Alegria, Lindas Ciganas, Luz do Amanhecer, Tia Nininha, Viver a Vida 3ª Idade, Vovó Alzira e Nossa Senhora do Rosário. O cortejo de pastoras, dianas e borboletas será embalado pelas orquestras Frevo Mix, 19 de Fevereiro e Mendes e sua Orquestra. Abrindo alas para o ciclo carnavalesco, participarão também da festa o Bloco da Saudade e o grupo Inclusão Cia de Dança.

No Réveillon, a festa preparada pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura abrange três polos: Ibura, Lagoa do Araçá e Morro da Conceição, onde subirão aos palcos, no próximo dia 31, mais de 20 atrações, como O Conde Só Brega, MC Tocha, Maestro Spok, Almério e Nonô Germano, MC Sheldon, Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, entre outros.

SERVIÇO
Queima da Lapinha
Onde:
Concentração: Na Rua Nova, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares. Cortejo pela Dantas Barreto, passando em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo até o Pátio de São Pedro, onde a Lapinha será queimada
Quando: 6 de janeiro (terça-feira), a partir das 16h

 

veja também

Comida de vulcão

Pesquisa: Teatro para a infância

“Não tive tempo de ser cinéfilo”