Maternidade é tema de exposição na Maumau
Em O Peso e O Voo, em cartaz entre 8 e 24 de maio, a artista Laura Melo reflete sobre ser mãe e artista
07 de Maio de 2025
Obra de Laura Melo
Foto Divulgação
O Peso e o Voo, da artista Laura Melo, ocupa a Galeria Maumau, no Recife, a partir desta quinta-feira (8). Compõem a exposição obras em arte têxtil, confeccionadas em pedras, cerâmica e fibras, que materializam reflexões sobre a função da maternidade e os movimentos que ela impõe na vida profissional. Falam sobre ser mulher, artista e mãe, sobretudo durante uma crise mundial de saúde, como a pandemia da Covid-19, período em que a exposição começou a ser gestada. A programação artístico-pedagógica, que segue até 24 de maio, aprofunda as reflexões sobre o tema, com bate-papo, performance, modelo vivo com o Grupo Risco! e visita guiada com audiodescrição.
Cada obra de O peso e o voo está impregnada de significados que contam uma história iniciada no período de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, com uma rede de apoio virtual formada por artistas pernambucanas, que além do fato de serem mulheres, são mães. Questões que emergiram destas conversas, como vida doméstica X produção artística, relação entre feminismo e arte têxtil e a singularidade na forma de produzir de cada uma, inspiraram a artista Laura Melo a promover encontros presenciais no formato de residências artísticas para botar a mão na massa enquanto refletiam sobre textos feministas em torno do tema.
O Ateliê de Águas Belas, de Christina Machado, no Recife, e o Sítio Ágatha, Espaço afroecológico, militante, feminista e antirracista, localizado em Tracunhaém, representado por Luiza Cavalcante, sediaram as residências, da qual participaram as artistas Ana Carvalho, Christina Machado, Clara Nogueira, Clarissa Machado, Laura Melo, Priscilla Buhr e Rayana Rayo, além de Luiza Cavalcante.
Das leituras de Audre Lorde, feminista norte-americana que, nos anos de 1960, falava sobre a necessidade e o desejo das mulheres de compartilharem uma força que estivesse além da função materna, veio o mote para o título da exposição. “O Peso seria a função da maternidade, implicando na atuação das profissionais das artes. E o Voo, o entendimento de que a arte não é um luxo, mas uma forma de expressar o que sentem diante de um mundo tão violento com elas. Dessa forma, ao observar a realidade de tantas artistas mães surgiu a ideia de construir uma obra que nasceu com os fios desses diálogos com outras artistas”, destaca Laura Melo.
PERFORMANCE
Integram as atividades artísticas e pedagógicas da mostra, a performance O Peso e o Voo, de Laura Melo, no sábado (17). Durante a performance, haverá a intervenção do Grupo Risco!, que fará uma sessão de desenho com modelo vivo, registrando as poses propostas pela artista. Em seguida, haverá bate-papo conduzido por Maíra Bruce com a presença de Laura Melo e o grupo de mulheres que participou das residências artísticas. A conversa terá a mediação de Bruna Pedrosa, que também irá publicar um texto crítico sobre a exposição, onde articula questões sobre a Arte Têxtil e a maternidade. Toda a atividade terá acessibilidade em Libras.
No dia 24, Vanessa Marques, da Ferva Acessibilidade, conduz uma visita guiada com audiodescrição à exposição e mediação das obras, da qual irão participar a artista Laura Melo e um consultor de audiodescrição, pessoa cega ou com baixa visão. Este trabalho, de acordo com Vanessa, envolve uma visita prévia da equipe ao espaço expositivo, para conhecer as obras, conversar com a artista e elaborar um roteiro de audiodescrição das imagens. “Criamos um grupo de WhatsApp com pessoas cegas e com baixa visão, por onde divulgamos os eventos. São sempre encontros de muita troca, ampliação de olhares e aprendizados mútuos. Arte e acessibilidade sempre nos mostram que somos seres com experiências inesgotáveis”, destaca Vanessa Marques.
A exposição O Peso e o Voo é um projeto incentivado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura - PNAB Recife com apoio da Casa Morim, Galeria Maumau e Grupo Risco!. O Intercâmbio foi um projeto incentivado pelo Fundo de Incentivo à Cultura do Governo de Pernambuco – Funcultura com apoio da Dupla Comunicação, Casa Morim, Ateliê de Águas Belas e Sítio Ágatha. A produção executiva é de Olívia Morim (Intercâmbio) e Rodrigo Cavalcanti (Exposição).
PROGRAMAÇÃO – Exposição O Peso e o Voo
Quinta-feira (8), 19h: ABERTURA
Sábado (17), a partir das 15h, a performance O Peso e o Voo + modelo vivo com o Grupo Risco! + bate-papo com artistas (acessibilidade em Libras)
Sábado, 24, visita guiada com audiodescrição com a Ferva Acessibilidade
SERVIÇO
Exposição O peso e o voo, de Laura Melo
Onde: Galeria Maumau (R. Nicarágua, 173 - Espinheiro, Recife)
Quando: Quinta-feira (8), às 19h
Quando: Acesso gratuito
Mais informações: @opesoeovoo