Arquivo

Estreia websérie “Que Baque Solto, eu sou?”

Com seis episódios sobre mestres e mestras do maracatu rural, produção idealizada por Manoelzinho Salustiano será lançada em live nesta quarta-feira (16), às 19h30

16 de Abril de 2025

Tico Magalhães é coordenador do Centro Tradicional de Invenção Cultural

Tico Magalhães é coordenador do Centro Tradicional de Invenção Cultural

Foto Divulgação

maracatu de baque solto, também conhecido como maracatu rural, é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan. E para difundir e contribuir com a preservação das memórias dessa manifestação cultural, mestre Manoelzinho Salustiano lança nesta quarta-feira (16), às 19h30, a websérie “Que Baque Solto, eu sou?”.

O lançamento será realizado através de uma live na plataforma Google Meet, no link meet.google.com/udy-xoso-thg, aberta ao público em geral e com acessibilidade em libras. A transmissão contará com participação dos mestres e mestras que aparecem na série, de Gabi Salustiano, historiadora, pesquisadora e brincante da cultura popular. Como convidados especiais, Mestre Pino, artesão, brincante de Cavalo Marinho, e caboclo de lança do Maracatu de Baque Solto Leão de Ouro, cinco vezes campeão do concurso de agremiações promovido pela Prefeitura do Recife; e o coordenador do Centro Tradicional de Invenção Cultural Tico Magalhães, fundador do Grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, patrimônio imaterial do Distrito Federal.

Doutor Honoris Causa pela Universidade de Pernambuco (UPE), Manoelzinho Salustiano é um dos guardiões e expoente do maracatu rural. Filho mais velho de Manoel Salustiano Soares, o Mestre Salu, e Tereza Maria Soares, desde cedo teve contato com o universo das brincadeiras populares: cavalo-marinho, maracatu, ciranda, mamulengo, caboclinho, boi, burra e coco.

A série traz relatos de nomes como Dona Maria Viúva, representante do Maracatu Estrela da Tarde, Glória do Goitá, e dona do único maracatu de buzina em atividade no Estado; e Mestre Zé Flor, do Maracatu Leãozinho de Itaquitinga. Também participam Mestre Jó - Josiel Severino dos Santos, do Maracatu Galo Dourado de Lagoa de Itaenga; e mestre Jaime Viana, caboclo de lança de Tracunhaém. A websérie estará disponível gratuitamente no canal de YouTube de Manoelzinho Salustiano: youtube.com/@ManoelzinhoSalustiano. O projeto tem coprodução do Instituto Casa Astral e conta com incentivo do Funcultura, por meio da Fundarpe e Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco.

SERVIÇO
Websérie “Que Baque Solto, eu sou?”, de Manoelzinho Salustiano
Classificação etária: Livre

veja também

Pesquisa: Teatro para a infância

“Não tive tempo de ser cinéfilo”

“Mesmo um filme que não fale diretamente de política, é político”