"O agente secreto" ovacionado em Cannes
Novo longa-metragem do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho fez sua estreia mundial no festival de cinema francês e recebeu 13 minutos de aplausos
19 de Maio de 2025
Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura no set de filmagem de "O agente secreto"
Foto Laura Castor/Divulgação
Um dos mais relevantes eventos do mundo cinematográfico, o Festival Internacional de Cinema de Cannes, no último domingo (18), recebeu o diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho (Bacurau, Retratos fantasmas) para a estreia do seu mais novo longa-metragem: O agente secreto. Além de uma apresentação energética de frevo pelos dançarinos do grupo Guerreiros do Passo no tapete vermelho, o evento de estreia contou com uma ovação de 13 minutos após a exibição do filme.
Na competição oficial pela Palma de Ouro, O agente secreto é um thriller que se passa no Recife dos anos 1970, época em que a ditadura militar brasileira ainda estava a pleno vapor. A trama acompanha Marcelo (interpretado por Wagner Moura), um especialista em tecnologia com um passado misterioso que decide retornar ao Recife, sua cidade natal, a fim de ter um pouco de paz. Logo, ele descobre, porém, que a calmaria que ele procura não será assim tão fácil de encontrar.
“Quero agradecer a toda a equipe que fez este filme. Me sinto muito honrado em ter vocês aqui, foi uma grande experiência fazer O agente secreto. Queria agradecer a todos os atores e a toda equipe técnica. Muito obrigado!”, agradeceu o cineasta, após a exibição.
Na imprensa internacional, a repercussão do filme foi grande, com o portal Variety escrevendo que “Mendonça se recorda bem [da ditadura militar], demonstrando como até mesmo os piores momentos podem inspirar um senso perverso de nostalgia”. O site Screen Daily, por sua vez, descreveu o longa como "um filme de rebelião". O Indiewire, importante site de notícias norte-americano, também trouxe elogios ao filme, caracterizando com uma classificação de B+.

GUERREIROS DO PASSO
Além da repercussão positiva ao filme, O agente secreto também virou notícia internacional pela entrada da equipe, atores e convidados no famoso tapete vermelho de Cannes. Como já era de se esperar, Kleber Mendonça Filho entrou acompanhado dos atores que deram vida a seu roteiro: Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho e muitos outros. A surpresa, porém, veio com a presença do grupo Guerreiros do Passo e da Orquestra Popular do Recife.
Em uma apresentação de frevo que remonta ao surgimento desse patrimônio cultural, os integrantes do grupo dançaram ao som da orquestra, acompanhados por toda a comitiva brasileira, que vinha atrás animada, incluindo até mesmo a ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes.