Arquivo

"O agente secreto" ovacionado em Cannes

Novo longa-metragem do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho fez sua estreia mundial no festival de cinema francês e recebeu 13 minutos de aplausos

19 de Maio de 2025

Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura no set de filmagem de

Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura no set de filmagem de "O agente secreto"

Foto Laura Castor/Divulgação

Um dos mais relevantes eventos do mundo cinematográfico, o Festival Internacional de Cinema de Cannes, no último domingo (18), recebeu o diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho (Bacurau, Retratos fantasmas) para a estreia do seu mais novo longa-metragem: O agente secreto. Além de uma apresentação energética de frevo pelos dançarinos do grupo Guerreiros do Passo no tapete vermelho, o evento de estreia contou com uma ovação de 13 minutos após a exibição do filme.

Na competição oficial pela Palma de Ouro, O agente secreto é um thriller que se passa no Recife dos anos 1970, época em que a ditadura militar brasileira ainda estava a pleno vapor. A trama acompanha Marcelo (interpretado por Wagner Moura), um especialista em tecnologia com um passado misterioso que decide retornar ao Recife, sua cidade natal, a fim de ter um pouco de paz. Logo, ele descobre, porém, que a calmaria que ele procura não será assim tão fácil de encontrar.

“Quero agradecer a toda a equipe que fez este filme. Me sinto muito honrado em ter vocês aqui, foi uma grande experiência fazer O agente secreto. Queria agradecer a todos os atores e a toda equipe técnica. Muito obrigado!”, agradeceu o cineasta, após a exibição.

Na imprensa internacional, a repercussão do filme foi grande, com o portal Variety escrevendo que “Mendonça se recorda bem [da ditadura militar], demonstrando como até mesmo os piores momentos podem inspirar um senso perverso de nostalgia”. O site Screen Daily, por sua vez, descreveu o longa como "um filme de rebelião". O Indiewire, importante site de notícias norte-americano, também trouxe elogios ao filme, caracterizando com uma classificação de B+.

Guerreiros do Passo no tapete vermelho de Cannes. Foto: Soraya Ursine/Divulgação

GUERREIROS DO PASSO
Além da repercussão positiva ao filme, O agente secreto também virou notícia internacional pela entrada da equipe, atores e convidados no famoso tapete vermelho de Cannes. Como já era de se esperar, Kleber Mendonça Filho entrou acompanhado dos atores que deram vida a seu roteiro: Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho e muitos outros. A surpresa, porém, veio com a presença do grupo Guerreiros do Passo e da Orquestra Popular do Recife.

Em uma apresentação de frevo que remonta ao surgimento desse patrimônio cultural, os integrantes do grupo dançaram ao som da orquestra, acompanhados por toda a comitiva brasileira, que vinha atrás animada, incluindo até mesmo a ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes.

veja também

Pesquisa: Teatro para a infância

“Não tive tempo de ser cinéfilo”

“Mesmo um filme que não fale diretamente de política, é político”