A fertilidade criativa de Iza do Amparo
Mostra Artista-Menor Iza do Amparo: A Vida Que Se Desdobra em Mais Vida abre neste sábado (24), às 18h, no Museu Regional de Olinda (Mureo)
23 de Maio de 2025
Iza do Amparo fecha o ciclo de comemorações pelos 40 anos de sua casa-ateliê com arte
Foto Catarina de Aragão
As celebrações em forma de arte pelos 40 anos do Ateliê Iza do Amparo ganham seu último ato com uma exposição de parte da série “Sistemas”, com trabalhos em geometria e assimetria, algo que Iza desenvolve desde o início da carreira, ainda na Bahia, na década de 70, antes de se estabelecer em Olinda. Em 1982, Maria Luiza Mendes Lins se tornou Iza quando chegou em Olinda com o então companheiro, o artista Humberto Magno (1954-2021), e juntos fundaram a casa-ateliê mais famosa da Rua do Amparo - a rua que lhe deu o sobrenome artístico. Era um momento efervescente nas artes plásticas em Pernambuco - especialmente, no Sítio Histórico de Olinda, onde estavam estabelecidas dezenas de ateliês.
Essa história é narrada de forma imagética através das dezenas de obras que Iza exibe na mostra Artista-Menor Iza do Amparo: A Vida que se Desdobra em Mais Vida, que abre neste sábado (24), às 18h, no Museu Regional de Olinda (Mureo).
Iza do Amparo e Humberto Magno, ao lado de nomes como Ismael Caldas, Jairo Arcoverde e Montez Magno, eram participantes de um grupo, que, nas palavras do artista Raul Córdula, “contestaram o status quo da elite da arte no Recife”.
A comemoração deste tempo — que, mais do que um bom punhado de anos, significa uma trajetória longeva de criação na convivência com os outros — se dá com o circuito Da Casa-Ateliê de Artistas-Etcétera ao Agora: Duas Gerações, Quatro Desdobramentos, que estreou em julho de 2024, com a mostra Artista-Cientista Paulo do Amparo: Das Manufeituras à Zoada do Teu Momento.
Em outubro, o circuito deu continuidade com a mostra Artista-Prática Catarina DeeJah — De Que País Vem Este Carnaval? Se o Oriente Nasce em Meu Quintal. E em janeiro foi a vez de exibir Artista-Reincidente Humberto Magno: Vestígios de Estranha Civilização sobre o trabalho do artista com quem Iza do Amparo gestou e criou seus filhos e o ateliê — quando juntos chegaram a Olinda, em 1981.
Curadora do projeto, Ana Gabriella Aires enfatiza que este circuito é “uma oportunidade de conhecer ou rever Iza, Humberto, Paulo e Catarina em quatro exposições articuladas pelo que são eles de artistas-etcétera. E o quanto isso que, parece, sempre foram e vão juntos sendo, vai-se transformando pelo que conviveram ou convivem, família que são”.
Ela explica o nome do projeto: “Artista-etcétera, conceito emprestado do artista, escritor, curador e crítico Ricardo Basbaum, refere-se à situação do artista que ‘questiona a natureza e a função de seu papel como artista’ e que possui ‘fortes ligações com os circuitos locais em que estão inseridos’”.

SERVIÇO
Artista-Menor Iza do Amparo: A Vida que se Desdobra em Mais Vida
Quando: sábado (24)
Onde: Museu Regional de Olinda — Rua do Amparo, 128, Sítio Histórico de Olinda
Horário: das 18h às 21h
Visitação: até 22 de junho — de terça a quinta, das 14h às 16h; com monitoria de quinta a domingo, das 14h às 16h