Arquivo

Encontro no Mepe debate a mulher indígena na arte

"A arte e o museu – Retomadas, olhares e saberes" vai acontecer no Museu do Estado de Pernambuco e conta com a presença de Elisa Pankararu, Juliana Xukuru e Lara Erendira Andrade

16 de Abril de 2025

Lara Andrade, Elisa Pankararu e Juliana Xukuru estarão presentes no evento

Lara Andrade, Elisa Pankararu e Juliana Xukuru estarão presentes no evento

Fotos Divulgação

A fim de promover diálogo entre a produção artística e o papel das mulheres indígenas neste contexto, o Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe) da UFPE realiza o encontro A mulher indígena, a arte e o museu – Retomadas, olhares e saberes.

Marcado para às 14h desta quarta-feira (16), no auditório do Museu do Estado, o evento conta com a participação da professora e antropóloga Elisa Pankararu e da artista visual e performer Juliana Xukuru, além de Lara Erendira Andrade, antropóloga e pesquisadora do Nepe.

O evento acontece de maneira totalmente gratuita, aberta a todos os públicos e é também uma maneira de celebrar o Dia Nacional dos Povos Indígenas, marcado no calendário brasileiro para o dia 19 de abril. No encontro serão discutidas as questões que permeiam a importância de incorporar abordagens e perspectivas que contemplem expressões artísticas das mulheres indígenas, além de críticas de acervos, coleções e arquivos e interpretações diante das artes.

SERVIÇO

A mulher indígena, a arte e o museu – Retomadas, olhares e saberes
Quando: 16 de abril, às 14h
Onde: auditório do Museu do Estado de Pernambuco
Valor: Gratuito

veja também

Pesquisa: Teatro para a infância

“Não tive tempo de ser cinéfilo”

“Mesmo um filme que não fale diretamente de política, é político”