Curso de moda voltado à técnica do "fuxico" na Ilha de Itamaracá
Mulheres iniciam, na quarta-feira (23), formação destinada à autonomia financeira e valorização da cultura local, no Centro Cultural Estrela de Lia, na praia de Jaguaribe
21 de Julho de 2025
Lia de Itamaracá em figurino feito de fuxico
Foto Divulgação
Tem início na próxima quarta-feira (23) o curso de moda “Fuxiqueiras da Ilha”, no Centro Cultural Estrela de Lia, na praia de Jaguaribe, na Ilha de Itamaracá. A formação é voltada para mulheres da Ilha, interessadas em desenvolver habilidades manuais e empreendedoras, a partir da tradição do fuxico. A formação, gratuita, acontece em dois módulos e tem como objetivo fomentar a autonomia financeira, fortalecer vínculos comunitários e valorizar a identidade cultural da região por meio da criação artesanal de moda.
O primeiro módulo é realizado com recursos provenientes de emenda parlamentar via Ministério da Cultura e será dedicado ao aprendizado da técnica do fuxico, explorando suas possibilidades estéticas e de criação de padrões inspirados na figura de Lia de Itamaracá. As aulas serão ministradas por Gabrielly Dantas, empreendedora da Ilha, estilista e cofundadora da Casa de Sal — um espaço construído com elementos recicláveis — e do brechó Cabrochas. Gabrielly atua com moda sustentável e ministrará o curso com a assistência técnica da mãe, a artesã de fuxico e educadora socioambiental Edna Dantas.
“A Ilha de Itamaracá é muito presente no imaginário cultural de muitos brasileiros através das Cirandas de Lia. Falar de Lia de Itamaracá é falar de uma cultura popular viva, assim como a arte do Fuxico. Nessa jornada de moda na Embaixada da Ciranda vamos costurar novas possibilidades para o artesanato popular promovendo a moda sustentável, de mãos dadas, assim como acontece a ciranda”, diz Gabrielly.
O segundo módulo do curso, que acontece por meio do edital “Empoderamento de Mulheres Negras”, da Fundação Banco do Brasil, será dedicado à criação de uma coleção cápsula. Nessa etapa, as participantes também darão os primeiros passos na formalização de uma associação e na criação da marca própria, Fuxiqueiras da Ilha. As aulas serão conduzidas pela Mestra Lívia, artesã com mais de 50 anos de experiência em fuxico e bordado, e que já coordenou diversos grupos produtivos no estado. A professora contará com o assessoramento da designer e pesquisadora Ana Peroba, Doutora e Mestra em Design com linha de pesquisa em moda e artesanato, com passagens por instituições como UFRPE, Senac-PE e Universidade Anhembi Morumbi.
Para a coordenadora de comunicação do curso, a jornalista e produtora cultural Michelle de Assumpção, a iniciativa nasce da vocação da comunidade para o fazer manual. “Itamaracá sempre teve uma forte relação com o artesanato. Uma das nossas inspirações são os figurinos de Lia de Itamaracá, que há décadas comunica sua arte também pela moda. Essa formação é uma forma de fortalecer a vocação do Centro Cultural Estrela de Lia de trabalhar com e para a sua própria comunidade”, afirma Michelle.
A artesã Mestra Lívia também comenta sobre a potência da ação. “O projeto Fuxiqueiras da Ilha é uma iniciativa voltada para o fortalecimento das mulheres da comunidade por meio da moda artesanal. Mais do que uma ação produtiva, é uma oportunidade de mobilização coletiva, onde saberes tradicionais se unem a técnicas contemporâneas para a criação de peças únicas. Com isso, amplia-se o potencial de geração de renda e visibilidade das participantes, consolidando uma atividade com grande repercussão e potencial de continuidade a longo prazo, inspirando novas formas de protagonismo feminino e economia criativa na comunidade.”