×

Aviso

Please enter your DISQUS subdomain in order to use the 'Disqus Comments (for Joomla)' plugin. If you don't have a DISQUS account, register for one here

Foto: Letícia SimõesFoto: Letícia Simões

 

Pouco antes das 10h da manhã da terça (10/1), o cineasta Marcelo Gomes usou o Facebook para divulgar que Joaquim, seu mais recente filme, estava na seleção oficial de um dos mais importantes festivais cinematográficos do mundo: “Queridos amigos, é com prazer que divido com vocês a notícia abaixo. O nosso filme JOAQUIM está na competição oficial do festival de Berlim. Parabéns a toda essa talentosa e guerreira equipe!!!!!”.

 

Coprodução luso-brasileira-espanhola com inspiração na história do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e ambientada no século XVIII, anos antes da Inconfidência Mineira, Joaquim tem o selo da REC Produtores, da Dezenove Som e Imagem e da Ukbar Filmes, e estará na competição da 67ª Berlinale - Festival Internacional de Cinema de Berlim. Terá, ao seu lado, os novos títulos de Volker Schlöndorff, Danny Boyle e Agnieskka Holland, entre outros. 

 

Marcelo Gomes - Foto: Letícia SimõesMarcelo Gomes - Foto: Letícia Simões

 

Não é de hoje que Gomes frequenta mostras estrangeiras com suas obras: em 2005, levou seu longa-metragem de estreia, Cinema, aspirinas e urubus, para a mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes, e em 2009 esteve na Orizontti, do Festival de Veneza, com Viajo porque preciso, volto porque te amo, uma codireção com Karim Aïnouz. 

 

Porém, é a primeira vez que o diretor pernambucano integra a competição oficial, como ratifica o produtor do longa, João Vieira Jr., da REC Produtores. “Uma das minhas maiores alegrias, como produtor, é perceber o reconhecimento à trajetória de Marcelo. É a consolidação da sua carreira como autor. Por outro lado, o festival é uma plataforma sensacional para os negócios, para as vendas internacionais, para desenvolvermos, a partir de Berlim, o trabalho de lançamento no Brasil com a nossa distribuidora Imovision. E, além disso tudo, uma plataforma para outros festivais. Estamos muito felizes com o reconhecimento a um trabalho sólido”, pontuou João à Continente.

 

Alumia/DivulgaçãoAlumia/Divulgação

 

O anúncio da presença de Joaquim na 67ª Berlinale - Festival Internacional de Cinema de Berlim foi feito um dia após a confirmação de que um outro filme pernambucano estaria na competição oficial – o curta-metragem Estás vendo coisas, dos artistas visuais Barbara Wagner e Benjamin de Burca. Exibido pela primeira vez na 32ª Bienal de São Paulo, e depois na IX Janela Internacional de Cinema do Recife, o filme embaralha as convenções entre artes visuais, audiovisual e videoarte ao acompanhar vários artistas do brega recifense. 

 

“No final de 2012, início de 2013, começamos a ter vontade de trabalhar com essa geração que consome e produz brega, que gera uma economia paralela nesse Recife urbano. O filme, então, existe desde o início como produto de cinema mesmo; escrevemos o argumento para concorrer ao Funcultura Audiovisual e o projeto recebeu o apoio do fundo. Nossa ideia era mostrar essa dança, música, voz e economia que existe na cidade, mas sem espelhar qualquer espécie de procedimento padrão. Construímos a nossa narrativa a partir desses personagens. E acho que estamos nos dois lados, entre o audiovisual e as artes visuais: nem tanto cinema como se costuma conhecer, digamos assim, mas também não uma videoarte com aquela experimentação toda, e sempre uma aproximação do trabalho desses artistas”, comenta Barbara. 

 

Dupla Wagner de Burca - Alumia/DivulgaçãoDupla Wagner de Burca - Alumia/Divulgação

 

Em setembro, a repórter Marina Moura entrevistou a artista visual para o especial que a Continente Online fez sobre a Bienal. Leia o texto na íntegra AQUI

 

E em outubro de 2015, a edição #178 da Continente publicou matéria da repórter Luciana Veras sobre o novíssimo cinema brasileiro, com entrevista com Marcelo Gomes, que havia acabado de rodar Joaquim. Veja AQUI.

capa 198
CONTINENTE #198  |  Junho 2017

banner documenta14 sidebar V2

banner Suplemento 316x314

publicidade revista

Facebook

SFbBox by casino froutakia