Clique ao lado para visualizar o sumário da nova CONTINENTE.

Olhar de Cinema 2020

Cobertura

Para além do olhar: imagens que ficam

Com o encerramento da nona edição do Olhar de Cinema, quais os filmes que vão nos guiar, ou mesmo nos assombrar, com a força poética das suas narrativas, pelos próximos meses?

TEXTO Luciana Veras

19 de Outubro de 2020

Still do filme 'A metamorfose dos pássaros', de Catarina Vasconcelos

Still do filme 'A metamorfose dos pássaros', de Catarina Vasconcelos

FOTO Primeira Idade/Divulgação

Depois de ver tantas imagens possíveis de ser apreciadas no 9º Olhar de Cinema, eis aqui o nosso registro dos filmes que capturaram atenção, provocaram sensações e despertaram uma vontade de cotejo que não se encerra aqui – aliás, que está apenas a começar.

Leia mais

Cobertura

"A câmera busca estabelecer uma relação de presença"

Aiano Bemfica apresenta 'Entre nós talvez estejam multidões', longa seu em codireção com Pedro Maia de Brito, resultado de sua imersão numa ocupação do MLB

TEXTO Luciana Veras

15 de Outubro de 2020

O realizador Aiano Bemfica

O realizador Aiano Bemfica

Foto Divulgação

Cobrir um festival a distância, com imersão na virtualidade em que se realiza o 9º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, significa não apenas ver em casa dezenas de filmes, de dezenas de países, em dezenas...

Leia mais

Cobertura

Recortes do olhar

Ancorada em sessões realizadas na sua plataforma virtual, nona edição do Olhar de Cinema apresenta mais de 100 filmes e privilegia obras que empurram os limites entre os gêneros

TEXTO Luciana Veras

14 de Outubro de 2020

Cena de 'Los lobos', filme mexicano

Cena de 'Los lobos', filme mexicano

Foto Divulgação

Um recorte do que a Continente viu na nona edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Na programação de 2020, sobressaem de obras estimulantes apresentadas da única maneira possível – na virtualidade – porém, como via de regra o cinema e a arte operam, com múltiplas camadas de leitura...

Leia mais

Depoimento

‘Agora’: quando o abismo se apresenta

Realizadora do longa-metragem que estreia na mostra 'Novos Olhares' do 9º Olhar de Cinema fala sobre o processo criativo e a construção coletiva do filme

TEXTO Dea Ferraz

08 de Outubro de 2020

Cena do filme 'Agora', em que corpos são a potência da imagem construída

Cena do filme 'Agora', em que corpos são a potência da imagem construída

Foto Chico Ludermir/Still/Divulgação

Realizadora do longa-metragem que estreia no Olhar de Cinema fala sobre o processo criativo e a construção coletiva do filme

Leia mais